My Image

Unidade 1: Alameda Santos, 211
Planalto Paulista - São Paulo, SP

Unidade 2: Rua Maestro Cardim, 987
Bela Vista - São Paulo, SP

Serviços de Artroscopia

e Ortopedia

(11) 3505-1000

Pronto Socorro 24h

(11) 3253-9119 / (11) 3253-9123 / (11) 3253-9126

Centro de Ortopedia na Zona Sul
Centro de Ortopedia na Zona Sul

Clínica de Ortopedia na Zona Sul

Denervação por Radiofrequência

Ambulatório na Zona Sul

A radiofrequencia é usada na medicina há décadas, funcionando como uma fonte controlável e segura de energia térmica (calor), que serve para coagular, destruir, lesionar ou reprogramar nervos ou estruturas que causem dor. Sua utilização é simples e segura, sendo realizada com o paciente acordado, sob anestesia local. A radiofreqüência é aplicada através de uma agulha especial (eletrodo), colocada no alvo escolhido sob controle de raios-X.


A radiofrequência pode ser usada em casos de dor com origem em diversas articulações, nervos ou outras estruturas da coluna. Embora ela não cure a lesão, pode aliviar alguns tipos de dor crônica, seja destruindo pontos dolorosos, seja bloqueando ou reprogramando nervos lesionados.


Denervação Facetária


É a utilização mais comum da radiofrequência na coluna. Uma das possíveis causas de problemas na coluna é o desgaste das articulações facetárias, que pode se manifestar na forma de dores localizadas e rigidez.


Na denervação facetária, os eletrodos lesionam os pequenos nervos das articulações facetárias desgastadas, bloqueando a transmissão da dor. Como os nervos lesionados não tem nenhuma outra função de sensibilidade ou movimento, a técnica é muito segura e pode ser repetida se a dor retornar depois de algum tempo.